O Facebook anunciou uma bomba, a empresa informa que comprou o WhatsApp, responsável pelo popular aplicativo de bate-papo em celulares, pelo valor de US$ 16 bilhões (R$ 38 bilhões de reais).
Jam Koum, cofundador do WhatsApp e CEO da empresa, se tornará um executivo do Facebook, também ocupando uma cadeira no quadro de diretores de seu novo empregador.
A compra é, disparada, a maior já feita pelo Facebook. Em 2012, a empresa adquiriu o Instagram por US$ 1 bilhão, mas desde então pouco fez com o serviço e até hoje não conseguiu rentabilizá-lo.
A impressão que fica sobre a fusão é que a rede social comprou o serviço para tirá-lo do mercado. Segundo o Facebook, o WhatsApp tem 450 milhões de usuários, está a caminho de alcançar 1 bilhão de usuários e concorre diretamente com o Facebook Messenger. Nesse capítulo, o Facebook vem tentando há algum tempo tornar o seu próprio app de mensagens mais efetivo. Alguns viam nesse esforço uma tentativa de competir com o WhatsApp. Nos últimos meses, o aplicativo do Facebook ficou mais agradável visualmente e ganhou a possibilidade de adicionar contatos pelo número de telefone, sem a necessidade de que esses contatos fizessem parte da sua lista de amigos da rede social.
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